No mercado brasileiro, muito tem se falado sobre as qualidades que fazem um bom profissional. Por essa razão, as Soft Skills vêm ganhando destaque dentro das empresas. Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre elas, ou já tenha, mas não saiba do que se trata. Então, antes de mais nada, iremos explicar para você o que são elas e qual a sua importância dentro do mercado de trabalho.
A melhor definição para Soft Skills é que elas são competências relacionadas ao comportamento do indivíduo, muito mais ligadas à personalidade e experiências da pessoa, do que a sua formação profissional. Elas têm o formato de características que remetem à personalidade, como empatia, comunicação, organização e flexibilidade. Mas também se pode incluir a capacidade de trabalhar sob pressão ou se adaptar a mudanças.
Ou seja, as Soft Skills são a sua capacidade de desenvolver uma relação no trabalho com os seus colegas, de forma positiva, levando essa influência para dentro do ambiente. A inteligência emocional e o relacionamento interpessoal são exemplos de soft skills. Reconhecer e ampliar essas capacidades é tão importante quanto ter uma formação específica na área de formação/atuação.
Por essa razão, no texto de hoje vamos destacar algumas dessas competências e como elas podem lhe ajudar dentro do ambiente de trabalho, melhorando sua relação com os colegas e também gerando maior desenvolvimento do seu serviço.
No texto, você encontra os tópicos
- Mercado de trabalho e as soft skills;
- Conheça 5 soft skills;
- A importância da capacidade profissional.
Mercado de trabalho e as soft skills
O comportamento profissional, dentro da empresa, tem se tornado um fator decisivo para o sucesso ou fracasso de um projeto, por exemplo. As soft skills são parte do comportamento de cada um, estando ligadas à maneira de pensar e de agir, de cada indivíduo.
Falando diretamente do mercado de trabalho, espera-se que os profissionais de hoje tenham capacidades que estão além do que é ensinado dentro da sala de aula.
As soft skills estão relacionadas com o autoconhecimento e com a Inteligência Emocional. Desenvolver um, é automaticamente trabalhar o outro.
Dependendo do cargo de atuação dentro da empresa, algumas características serão mais importantes do que outras. Mas, no geral, existem capacidades relativas a todas as profissões e esperadas para qualquer profissional.
Sabendo disso, no próximo tópico vamos conhecer algumas dessas skills que vão lhe ajudar a crescer profissionalmente dentro da empresa.
Conheça 5 soft skills
Independente de qual caminho que um profissional pense em seguir, é preciso, antes de tudo, se conhecer bem. O autoconhecimento, ou seja, o conhecimento que uma pessoa tem sobre si mesma, facilitará compreender melhor o que é preciso melhorar e saber em qual soft skill focar mais.
Pensando nisso, separamos 5 tipos de Soft Skills, que irão lhe ajudar dentro do ambiente de trabalho.
- Inteligência Emocional
É a habilidade de controlar e entender as emoções para que elas não nos afetem em momentos que estamos sob pressão, tanto dentro do ambiente de trabalho quanto nas relações pessoais. Com ela, também aprendemos a reconhecer e lidar com as emoções do outro.
- Comunicação eficaz e assertiva
É uma habilidade básica, observada durante a entrevista de emprego e muitas vezes exigida na hora da contratação. Saber se comunicar é essencial não somente para passar a mensagem que você quer, mas para saber captar a mensagem que lhe é transmitida. Dessa forma, você será mais pontual para conseguir absorver e repassar todas as informações da melhor forma.
- Colaboração
Esta prática já é bem conhecida, quando somos pedidos para realizar trabalhos em equipes durante a escola ou faculdade, por exemplo. Neste momento, estamos desenvolvendo nossa habilidade de colaboração, algo que o mercado atual tem valorizado. Afinal de contas, uma empresa que trabalha unida, tem mais resultados positivos.
- Gestão de Pessoas
A Gestão de Pessoas é uma habilidade que envolve delegar tarefas e assumir compromissos, mas, também, criar um clima motivacional e, quando surgirem conflitos, saber como administrá-los da melhor forma.
- Liderança e Influência Social
É a capacidade de coordenar uma equipe, envolvendo um olhar para as diversas possibilidades de construção de um time que trabalha em conjunto. É impulsionar o melhor cenário para a criação de um ambiente mais produtivo e saudável, distribuindo tarefas e assumindo responsabilidade, oferecendo opiniões e direcionamentos.
As soft skills são importantes para o desenvolvimento e crescimento dentro da empresa. Mas o profissional também precisa estar sempre em busca de se manter atualizado e aprimorar as suas capacidades. Por isso, Cursos Profissionalizantes são um bom caminho a se seguir, para aqueles que desejam estar sempre em destaque no mercado.
E é sobre isso que iremos abordar no tópico a seguir. Continue com a gente.
A importância da capacidade profissional
Os Cursos Profissionalizantes têm o intuito de aprimorar ainda mais a experiência do profissional, atualizando e aperfeiçoando em áreas específicas, com maior direcionamento para o ramo em que o profissional/estudante já atua.
Assim, um curso profissionalizante pode garantir que o estudante tenha a capacidade de trabalhar para grandes e pequenas empresas ou até mesmo abrir e comandar o seu próprio negócio, se tornando um pequeno empreendedor. Tem também como objetivo serem dinâmicos, oferecendo uma qualificação profissional em um curto período de tempo, ajudando a desenvolver novas habilidades e competências.
É uma ótima opção, para aqueles profissionais já formados e que atuam na área, mas querem aperfeiçoar suas técnicas e até mesmo aprender novos modos para alavancar seu negócio ou a sua carreira dentro de uma empresa.
A rede Grau Profissionalizante, que é um centro de ensino com estrutura completa, dedicado à qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho, oferece os cursos mais procurados, com aulas práticas e teóricas, ministradas em laboratórios equipados de acordo com cada segmento.
Dentro do Grau, os alunos ainda contam com o apoio da Agência de Emprego, que visa ser o elo entre o estudante e o mercado de trabalho. Junto com as empresas parceiras, a Agência armazena dentro de um banco de dados os currículos de cada aluno e os encaminha, dando a oportunidade de o aluno ingressar no mercado, antes mesmo da conclusão do Curso Profissionalizante. Conheça os cursos oferecidos no Grau Profissionalizante e confira a área de atuação de cada um deles. Acesse esse link e saiba mais.