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As 5 principais dicas de gestão financeira para empreendedores no Brasil

Por: Grau Profissionalizante

09/05/2023

No texto da semana passada, nós tratamos sobre o assunto dos desafios encontrados no mercado, para quem deseja abrir o próprio negócio. Hoje, gostaríamos de continuar falando sobre empreendimento, mas seguindo um outro caminho, que também é de bastante relevância para quem planeja ter sua própria empresa, que é a gestão de finanças.

Antes de falarmos mais sobre como você deve agir em relação a isto, é necessário entender o que seria essa gestão. Bom, na sua definição teórica, a gestão de finanças é um conjunto de processos e ações, que permitem às empresas/negócios analisar, planejar e controlar suas atividades financeiras.

Feita essa análise de dados, as empresas irão ficar cientes do que podem fornecer de recurso para seja feito um mapa de cenários, que tracem metas para a qual a empresa possa melhorar os seus resultados e como utilizar da melhor maneira os recursos.

Sabendo da sua teoria, no texto de hoje vamos mostrar um pouco mais sobre como é na prática feito essa gestão, além é claro, de lhe dar algumas dicas de como realizá-la dentro do seu empreendimento.

No texto, você encontra os tópicos:

As vantagens da prática da gestão de finanças

executivo fazendo contas com seu colega de trabalho.

Agora que você já viu a teoria da gestão de finanças dentro de uma empresa, achamos necessário trazer exemplos práticos de como funciona, para que fique entendido a sua importância para manter os recursos da empresa, assim ajudando o seu negócio a evoluir e crescer sem problemas financeiros.

O processo de gerenciamento das atividades financeiras de uma organização, foca em incluir a administração de recursos financeiros, tomada de decisões de investimentos, controle de fluxo de caixa e a análise financeira para avaliação do desempenho financeiro da empresa, tendo como objetivo maximizar o lucro e minimizar os custos e riscos financeiros, visando garantir a estabilidade e o crescimento sustentável da empresa.

Podemos chegar à conclusão de que com uma má administração das finanças do negócio, ou seja o dinheiro e bens da empresa, você corre o risco de gerar dívidas. Portanto, é preciso:

  • Gastar menos do que recebe;
  • Reduzir as despesas;
  • Planejar seus próximos passos financeiros;
  • Realizar investimentos pontuais e assertivos;
  • Melhorar o fluxo do caixa;
  •  Guardar dinheiro, criando uma reserva de emergência.

Sabendo disso, que tal agora darmos uma olhada sobre a importância de criar um plano financeiro, antes de chegarmos ao ponto principal do texto, que são as dicas para realizar uma gestão de forma eficiente.

Vamos para o próximo tópico, onde iremos tratar sobre o assunto de planejamento. Continue com a gente.

A importância do planejamento financeiro

executivo usando calculadora para fazer cálculos.

Antes de irmos diretamente para as dicas de gestão financeira, achamos importante destacar em primeiro lugar a importância de se fazer um planejamento. É através dele que o profissional gestor vai definir os objetivos e metas a serem batidas dentro do negócio.

Mas como montar um planejamento financeiro?

  • Analise sua situação financeira atual: Antes de começar a montar um planejamento financeiro, é importante entender sua situação atual. Isso inclui saber suas despesas, receitas, dívidas, investimentos, entre outras informações financeiras relevantes.
  • Defina seus objetivos: Estabeleça objetivos financeiros realistas e a curto, médio e longo prazo. Isso ajudará a manter o foco na hora de tomar decisões financeiras.
  • Elabore um orçamento: Com base nas informações sobre sua situação financeira atual e seus objetivos, elabore um orçamento mensal. Isso inclui calcular suas receitas e despesas fixas e variáveis.
  • Reduza suas despesas: Identifique as despesas desnecessárias e corte os gastos excessivos para controlar suas finanças.
  • Acompanhe suas finanças: Acompanhe seu orçamento regularmente e faça ajustes sempre que necessário.
  • Busque ajuda profissional, se necessário: Se você tiver dificuldades para criar um planejamento financeiro, busque ajuda profissional que fique responsável por organizar e gerir uma equipe, no setor financeiro, para melhor organização dos dados.

Agora que você já sabe como criar o seu plano financeiro, vamos para as dicas de gestão para os empreendedores brasileiros. Preste atenção no tópico a seguir.

5 dicas de gestão para os empreendedores

mulher usando a calculadora no seu trabalho.

Agora que já sabemos, não só da sua importância, mas como também realizar um plano financeiro, vamos para as 5 dicas de gestão que falamos logo no início do texto de hoje.

  1. Faça um orçamento eficiente: Estabelecer um orçamento é a primeira etapa. Criar um orçamento eficiente para seus negócios é fundamental para garantir que sua empresa tenha recursos suficientes para operar e crescer. Esse orçamento deve incluir uma lista de despesas e receitas, levando em consideração fatores como crescimento, sazonalidade e previsão do mercado. Isso ajudará você a ter uma ideia clara de quanto dinheiro precisará disponível para alcançar suas metas financeiras.
  2. Controle do fluxo de caixa: é importante monitorar de perto o fluxo de caixa da sua empresa. Mantenha registros precisos das entradas e saídas de dinheiro e reserve uma quantia para emergências. Isso envolve controlar os gastos, garantir o pagamento das contas em dia, evitar dívidas e economizar dinheiro sempre que possível.
  3. Crie reservas financeiras: É importante economizar dinheiro e criar uma reserva para emergências. Recomenda-se ter o equivalente a seis meses de suas despesas mensais em uma conta poupança ou investimento de baixo risco.
  4. Saiba como lidar com a carga tributária: para quem leu o nosso texto da semana passada, sabe que a carga tributária brasileira é uma das mais elevadas, então é essencial saber quais são os tributos que incidem sobre o seu negócio. Entenda o que significa cada imposto e como calculá-los corretamente. Busque uma consultoria especializada para ajudá-lo a encontrar maneiras legais de reduzir a carga tributária. Existem diversas estratégias, como a escolha do regime tributário mais adequado para a sua empresa e a aplicação de incentivos fiscais.
  5. Obtenha financiamento para o negócio: Antes de realizar o financiamento, é importante estabelecer o valor de acordo com a sua necessidade. Normalmente, o valor da prestação é no máximo de 25% do lucro líquido que espera da empresa. Por essa razão, é preciso avaliar o percentual de ganho para os primeiros 6 a 8 meses para não levar o negócio à falência.

Saiba como iniciar sua empresa

mulher, em seu sofá, usando seu notebook.

No texto de hoje, vimos como a gestão de finanças é essencial para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou setor de atividade. Ela envolve a gestão de recursos financeiros, investimentos, orçamentos e fluxo de caixa. Além disso, vimos que um bom planejamento financeiro, pode ajudar a empresa a conseguir crescer e se definir no mercado, já que todos os planos foram pensados, focado em atingir as metas, analisando o cenário do mercado.

Podemos ver também que a gestão ajuda a tomar decisões informadas, controlar custos, planejar estrategicamente, prever riscos financeiros e identificar fontes de financiamento. Ter uma boa gestão financeira é um dos principais requisitos para qualquer empresa que queira crescer e prosperar.

Citamos no decorrer do texto, sobre o nosso conteúdo da semana passada. São vários os desafios encontrados no decorrer do caminho para realizar o sonho de ter um negócio próprio e empreender no Brasil. Pensando em ajudar a quem deseja ser um profissional autônomo, fizemos um texto sobre os desafios de montar o próprio negócio do zero, no Brasil e quais dicas podem lhe ajudar a realizar essa tarefa.  

Caso você ainda não tenha tido a oportunidade de lê-lo ou deseja saber mais sobre o assunto, clique aqui e acesse o texto completo.