Logo Grau
Cursos
Técnicos
Faculdade EADUnidadesContato
Seja nosso aluno
Grau Profissionalizante
Grau

7 áreas de atuação de um Bombeiro Civil que você não conhece

Por: Grau Profissionalizante

20/04/2023

É preocupante o número de acidentes domésticos no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2020 e 2021 o Brasil registrou 1.616 óbitos na faixa etária de 0 a 14 anos em razão dessas ocorrências.  Acidentes deste tipo, são mais comuns do que imaginamos, pois o ambiente domiciliar, infelizmente é um local considerado propício para esses tipos de incidentes. Por essa razão, é necessário tomar algumas medidas preventivas. Pensando nisso, vamos falar hoje sobre o profissional Bombeiro Civil e como são realizados os planejamentos de emergência, para evitar problemas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), considera como acidente doméstico, todo acontecimento causado pelo descuido da população, que poderiam ser evitados por simples soluções. Tomadas ou fios expostos, escadas sem corrimão, desníveis, tapetes e chãos escorregadios e móveis fora do lugar, são apenas alguns exemplos que colaboram para tais acidentes ocorrerem.

Porém, não somente objetos fora do lugar ou espaços escorregadios podem gerar algum tipo de acidente dentro de casa. É comum também este tipo de situação, envolver pessoas que não tem mais força muscular, equilíbrio, coordenação, entre outros fatores para exercer alguma ação e acabam por não conseguirem realizar da forma correta, gerando assim um incidente ou algo mais grave.

Ainda falando da OMS, ela destacou que entre os anos 2000 a 2019, as quedas fizeram mais de 18 mil vítimas fatais no Brasil, sendo 15,1% pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Vendo o quanto esses números cresceram com o passar dos anos, no texto de hoje, iremos falar sobre o que faz um Bombeiro Civil e como ele pode ajudar em situação de emergência.

No texto de hoje, contém os tópicos:

Profissional Bombeiro Civil e sua função na sociedade

Bombeiro civil em ambulância.

O profissional Bombeiro Civil é responsável pelos planos de emergência, gestão de riscos, planejamento e análise do local onde atua, como em empresas. Ele também pode gerenciar situações onde se existe um potencial risco de incêndio, além de realizar ações preventivas para proteger as pessoas e o meio ambiente.

Pode trabalhar junto com agentes fiscalizadores e o Corpo de Bombeiro Militar, em auditorias como fiscalizações. Ainda é muito comum, existir a dúvida entre os profissionais civis e militares da área, então vamos esclarecer este ponto agora.

  • Bombeiro Militar: Cargo público. Para conseguir atuar, é preciso realizar um concurso. Prestam serviços para toda a população, em caso de desmoronamento ou incêndio, em qualquer lugar da cidade, como vias públicas, casas ou prédios.
  • Bombeiro Civil: Como falado, ele pode atuar em empresas privadas, realizando planos para situações de emergência e gestão de riscos. Diferente do militar, ele vai responder somente ao local onde trabalha, mas pode agir em situações emergenciais.

Agora que você já sabe a diferença desses profissionais, vamos ver mais um pouco sobre as funções do civil em seu local de trabalho.

  1. avalia o ambiente, identifica riscos e aplicar medidas corretivas e preventivas;
  2. verifica a liberação das rotas de fuga, providencia a manutenção e sinalização;
  3. planeja e implementa exercícios simulados de fuga e combate a incêndio junto ao grupo de funcionários;
  4. avalia se os procedimentos foram cumpridos e se a brigada de incêndio cumpriu os requisitos e ações corretas;
  5. inspeciona equipamentos e ferramentas de combate a incêndio, realizar testes nas mangueiras, acessórios, alarmes, motores, bombas e outros equipamentos de combate;
  6. adota medidas corretivas e de orientação;
  7. realiza primeiros socorros.

Sabendo quais as funções e como o Bombeiro Civil atua para proteger a sociedade de qualquer perigo dentro de estabelecimentos, vamos saber agora de forma mais detalhada onde esses profissionais podem ser encontrados em caso de necessidade.

Onde atua um bombeiro?

Bombeiro civil, devolvendo o gatinho de uma criança.

Como dito no tópico anterior, o Bombeiro Civil atua em empresas, shows e eventos e fica responsável pela gestão dos riscos e situações com potencial de gerar uma emergência. Mas ele também pode ser encontrado em indústrias, edificações, eventos, sejam públicos ou privados, shoppings, condomínios, estádios, além de parques e áreas de conservação, entre outros.

Nestes locais, ele ficará responsável por inspecionar tecnicamente pontos críticos e orientando, quando necessário, as pessoas para assim, conseguir minimizar ou inibir os riscos de segurança, especialmente contra incêndios.

É importante entender que, além de saber sobre as técnicas para agir em situação de emergência, este profissional precisa ter outras habilidades para lidar com o estresse e desafios em momentos críticos, como inteligência emocional, foco, proatividade, coragem, disponibilidade e vontade de ajudar o próximo e o meio ambiente.

Como citamos, que é necessário o entendimento de técnicas para executar o seu trabalho, vamos dar continuidade ao texto, falando um pouco sobre a formação profissional do bombeiro e o que ele vai aprender durante o seu curso profissionalizante.

Como se tornar profissional na área?

bombeiro civil calçando as luvas.

A formação civil, se dar pelo Curso de Bombeiro Civil que irá ensinar aos seus alunos sobre, não somente contra combate a incêndios, mas como agir e quais ferramentas usar neste tipo de situação. Também foca na realização de resgates, em terra ou nas alturas. Para efetuar esta ação, os estudantes estão sempre sendo supervisionados pelos instrutores, além de usar equipamentos de proteção.

A grade curricular do curso é voltada bastante para a prática, como veremos agora. Logo no 1º módulo, o aluno estudará sobre primeiros socorros, legislação e normas técnicas, atendimento pré-hospitalar e o uso de EPI/EPC/EPR. Já no assunto de brigada de incêndio e produtos perigosos, serão vistas as técnicas de prevenção e formas de combate a incêndios e sobre produtos perigosos.

Como falamos, haverá aulas sobre o trabalho em altura e espaço confinado, segurança em trabalho em altura e normas de heliponto e segurança em espaços confinados. Para finalizar o curso, é visto o plano de emergência e operações de salvamento, análise de riscos e planos de emergências e operações de salvamento.

Você deve estar se perguntando quanto ganha um bombeiro civil. Bom, a média salarial para este profissional é de R$ 2.153,00. Você vai encontrar este curso na escola Grau Profissionalizante e para iniciá-lo, basta ter o Ensino Fundamental completo e ter 18 anos de idade.

Quer saber o porquê você deve optar por fazer um Curso Profissionalizante? Continue aqui no texto.

Escolha o Grau

Bombeiro civil subindo escada.

São várias as vantagens de fazer um Curso Profissionalizante. Ele é escolhido por aquelas pessoas que desejam iniciar ou se atualizar em uma determinada área e são conhecidos por ter um tempo de duração pequeno, de 03 a 20 meses, variando de acordo com a grade curricular do curso de sua escolha.

O Grau Profissionalizante é a escola mais indicada para quem quer ingressar no mercado de trabalho, pois são mais de 40 cursos oferecidos, nas mais diversas áreas, como saúde, beleza, gastronomia, tecnologia, moda, entre outros, para você escolher qual formação seguir.

Além da variedade de cursos, a instituição ainda conta com a própria Agência de Emprego, criada para ajudar e dar suporte aos seus alunos, no momento de preparação de currículo para a entrevista de emprego e posteriormente a tão sonhada vaga de trabalho.

Se você ainda tem dúvidas sobre o porquê de iniciar um curso aqui no Grau, temos um conteúdo bem legal sobre o assunto, aqui mesmo no blog. Acesse agora “03 MOTIVOS PARA FAZER UM CURSO PROFISSIONALIZANTE”.